Links Personalizados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Astronautas vão beber água reciclada de urina

admin

Astronautas vão beber água reciclada de urina

A Nasa (agência espacial norte-americana) deve lançar a nave Endeavour nesta sexta-feira (14) levando uma máquina para "reciclar" urina e torná-la apta ao consumo humano na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês). A agência quer dobrar de três para seis o número de astronautas vivendo no complexo, então precisa elevar o fornecimento de água.
"Nós fizemos testes cegos com a água", afirma Bob Bagdigian, engenheiro da Nasa responsável pela máquina. "Ninguém fez objeções, apenas um leve gosto de iodo. É tão refrescante quanto qualquer outro tipo de água." Ele diz ainda que tem um pouco da substância "na geladeira" e que "o gosto é bom".
Além da máquina de reciclagem de água, a Endeavour leva ao espaço dois quartos, a primeira geladeira da estação e um reforço importante para um local que vai receber mais habitantes --um segundo banheiro.
"Com seis pessoas você realmente precisa de dois banheiros. É muito mais conveniente e muito mais eficiente", afirma Sandra Magnus, astronauta que vai ao complexo a bordo da Endeavour. Ela vai ficar na estação no lugar de Greg Chamitoff.
A Nasa quer ter certeza de que o equipamento está funcionando bem antes de reforçar a equipe.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u467840.shtml
0 Responses to "Astronautas vão beber água reciclada de urina"