Links Personalizados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

191 - FAB vai lançar 200 milhões de moscas no sul

FAB vai lançar 200 milhões de moscas no sul

Quase 200 milhões de moscas serão lançadas de avião em cem quilômetros de fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Essa é uma tentativa de combater um inseto que causa prejuízo para a pecuária.
'
Revisar o gado diariamente. Só assim seu Armando Neves evita um prejuízo maior com a bicheira. Nem no inverno essas moscas dão trégua. “Sempre tem bicheira”, contou.
'
A Secretaria Estadual de Agricultura mantém animais sentinelas em Quaraí (RS). São ovelhas que servem como iscas para monitorar a infestação. Técnicos coletam ovos e larvas duas vezes por dia.
'
“Essa mosca é bastante resistente. Ela procura alimentação. Ela também procura nas árvores o néctar das flores para poder ter energia para voar até 280 quilômetros para encontrar um animal ou uma ferida onde ela possa depositar seus ovos e seguir o ciclo”, explicou a veterinária Ana Helena Schenkel.

Prejuízo

A estimativa do Ministério da Agricultura é de que a mosca cause um prejuízo anual de US$ 1,77 bilhão no Brasil. No Uruguai, são outros US$ 210 milhões. Por isso, os dois países se uniram em um projeto pioneiro na América Latina para tentar erradicar o inseto que em países como os Estados Unidos e o México não existe há mais de 20 anos.
'
Em um aeroporto uruguaio, do outro lado da fronteira, foi montada a base do projeto. De avião, serão espalhados quase 200 milhões de moscas estéreis importadas do México, que devem acasalar com as bicheiras, mas não gerar larvas.
'
Usando essa técnica, a mosca foi erradicada em 25 anos nos Estados Unidos. Nos países do Mercosul, a expectativa é de que isso possa acontecer em duas décadas.
'
O coordenador uruguaio do projeto disse que, além de evitar os prejuízos, isso também abriria mercados para a exportação de animais vivos.
'
As moscas já começaram a ser soltas e o trabalho deve durar nove semanas. Os voos avançam 30 quilômetros dentro de cada país, em toda a faixa de fronteira.
'
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL985847-5598,00-AVIAO+VAI+LANCAR+MILHOES+DE+MOSCAS+NA+FRONTEIRA+ENTRE+BRASIL+E+URUGUAI.html

3 Responses to "191 - FAB vai lançar 200 milhões de moscas no sul"
6 de fevereiro de 2009 às 06:03
valeu pelo comentario no meu blog..


Se parecer com a barbie??

Edição dark só se for..

sauhahshuas

parabéns pelo blog.
Anônimo said :
6 de fevereiro de 2009 às 06:09
hauhauahua
adorei!
6 de fevereiro de 2009 às 09:30
quee isso.

juro que se nao tivesse lido o texto nao iria entender.

aishiuahsiuhasiua

mto massa.
e estranho