Links Personalizados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Suécia lança primeiro trem 'movido a vacas'

admin

Suécia lança primeiro trem 'movido a vacas'

-
O combustível pode ser feito a partir dos restos mortais de animais. No caso sueco, vacas estão sendo abatidas e trituradas para dar impulso ao trem.

O material orgânico é misturado a água e plantas e, após semanas de composição, dá origem ao gás metano que alimenta os motores.

A Suécia tem apostado nos biocombustíveis para proteger o meio ambiente e, ao mesmo, escapar dos altos preços do petróleo no mercado internacional.

O trem "movido a vacas" percorreu sem problemas os 80 km que separam Linkoeping, ao sul de Estocolmo, à cidade litorânea de Vaestervik.

1 vaca = 4 km

Segundo a empresa responsável pelo projeto, a Svensk Biogas, uma vaca dá origem a combustível suficiente para transportar o trem por 4 km. Ou seja, 20 vacas serão abatidas para cada viagem do trem.

Inicialmente, o trem percorrerá este trajeto uma vez por dia, "mas nossa ambição é que, eventualmente, ele faça duas ou mais viagens", disse Peter Unden, diretor de marketing da Svensk Biogas.

Com apenas um vagão, o primeiro trem movido a biogás tem assentos para 60 passageiros. Trata-se de um antigo trem da Fiat, cujos motores a diesel foram substituídos por motores Volvo movidos a gás.

O trem está equipado com 11 reservatórios que comportam gás suficiente para percorrer 600 km sem necessidade de reabastecimento. Sua velocidade máxima é de 130 km/h.

A Suécia, país conhecido por iniciativas ambientalistas, está na vanguarda do uso do biogás como fonte de energia renovável e não poluente.

Em Linkoeping, uma frota de 65 ônibus já utiliza o biogás, assim como táxis, caminhões de lixo e muitos carros particulares.

Segundo a Svensk Biogas, vários países já mostraram interesse no projeto do trem movido a biogás, entre eles a Índia – um país em que as vacas são consideradas sagradas.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/10/051025_tremvacasms.shtml
1 Response to "Suécia lança primeiro trem 'movido a vacas'"
Anônimo said :
16 de novembro de 2008 às 08:58
nossa, nao gostei dessa ideia
matar para vacas para andar de trem é terrivel